quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

A crise hídrica no Brasil

A crise hídrica no Brasil 



           A água é um recurso natural muito importante para sobrevivência da população e para movimentação do mundo moderno. Atualmente, o início de uma crise hídrica, prevista desde 2013, afeta o Brasil, principalmente as grandes cidades, como SP e RJ, e o nordeste, sempre foi influenciado pela seca climática. 
           Essa crise é decorrente de velhos e conhecidos problemas, tais como: degradação dos rios (por meio de esgotos, lixo descartado na natureza), os desmatamentos florestais, a destruição de matas ciliares que protegem cursos de água, a escassez de chuvas (consequência das alterações climáticas também por conta da ação antrópica), o desperdício e outros; que resultam em prejuízo para a sociedade. Um exemplo de desperdício do potencial das águas pluviais, ou seja, de uma má gestão dos recursos hídricos, foi imposta pela própria Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), caso discutido no Jornal da Cultura, na TV Cultura, uma vez que a fornecedora de água do estado proibia o uso de cisternas em SP para conseguir ganhar mais dinheiro com a água que vendia, tal situação reflete hoje como um problema em São Paulo, visto que se tivesse adotado a prática desde antes, a situação, provavelmente seria outra, pelo menos no referido estado.
           Com a falta de água em parte do país, a produção de energia nas hidrelétricas (principal matriz energética do país) é reduzida, e por isso estão sendo utilizadas as termoelétricas (mais caras e mais poluidoras), elevando o custo da conta de luz, sem falar do aumento no preço dos alimentos, já que há menos área plantada e mais custos com a água.
          A situação pode ser combatida com algumas medidas que já deveriam ter sido tomadas há muito tempo: plantar mudas de vegetação nativa nas nascentes, investir na despoluição de rios, estações de tratamento e saneamento básico, economizar água e energia, fiscalizar a poluição, aproveitar o potencial energético de cada região do país, construção de cisternas e outras medidas que poderiam nos ajudar a enfrentar esse problema.
          Para solucionar o problema para se chegar a uma situação melhor e recuperar perdas para que não cheguemos a pontos extremos como os racionamentos permanentes, ou mesmo conflitos é preciso que a população e os governos se mobilizem, se conscientizem e busquem um futuro melhor, pois a corrupção e despreocupação com o meio ambiente só atrapalha isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Modelos de camisa para o projeto CNEC cidadã

Modelos de camisa para o projeto CNEC cidadã
imagem 1

Qual cor seria melhor para a camisa (mostradas acima desta enquete) do projeto CNEC cidadã?